Bruno Cabrero nas batidas, no improviso e nas rimas!

Olá, pessoal! Quanto tempo, não?

Hoje o Criatividade Comum vem apresentar para vocês um guerreiro na batalha do Rap, que como outros, batalha diariamente em prol do movimento. Ele é Bruno Cabrero, produtor musical e MC. Cabrero, mora em São Paulo e há muito tempo vem trabalhando com o Rap. Inclusive, muitos de seus trabalhos são feitos em parceria com o MC Arnaldo Tifu.

Vamos conhecer um pouco de sua trajetória e curtir uma interessante entrevista exclusiva para o blog Criatividade Comum!


Tifu - Pra Cascá (com participação de Bruno Cabrero)


TRAJETÓRIA

Quando comecei, não foi muito diferente de outros. Meu pai gostava muito dos ditos “balanços” dos anos 80 pra 90, e ele sempre comprava coletâneas. Um dia ele chegou com um CD diferente dos outro (um álbum) e resolvi escutar. E la estava ele, o R.A.P pesado e sujo, o nome do álbum, "The Score" (Fugees),  e tenho até hoje esse álbum. Escutei até furar (risos). Na sequência minha irmã comprou o "Sobrevivendo no Inferno" (Racionais MC’s). Virei fã assíduo do gênero.

Alguns anos depois, em meados de 2002 ou 2003, vi minha primeira seção de Freestyle, e desde o inicio tive curiosidade, como criança que está aprendendo a andar, comecei a arriscar minhas primeiras rimas. Em 2005 um amigo me apresentou o Fruity Loops (FL Studio) e me passou os princípios básicos do programa. Mesmo sem manjar muito de tempo musical, como o mais usado no R.A.P,  o  4 por 4, eu comecei a arriscar minhas primeiras produções. Foi quando um amigo chamado Luiz, apelidado de "Cabeça", me levou em um Home Estúdio, e foi onde eu conheci o “monstrão” dos toca discos, Cassio e o Dj Jarry. Gravei minha primeira Track com a produção do Jarry.

O Jarry me ensinou muita coisa sobre musica, e consequentemente conheci o Dj Zulu, Erik Jay e Dj Rm. Os fodas! (risos). Do Home Estúdio do Jarry, parti de mala e cuia para PDD, onde tive oportunidade de participar de dois CD’s: "Um Cara de Sorte" do MC Enésimo e "A Rima Não Para", de Arnaldo Tifu. O número da faixa eu não me lembro, mas o nome da musica "A Força Das Palavras". Hoje confesso que tremi com o convite. Mas deu tudo certo. No CD, "A Rima Não Para", de Arnaldo Tifu, participei da faixa "Celebração" e produzi a faixa "Leva", que se tornou um vídeo clipe.

Junto com Arnaldo Tifu, Dj Jamal e Dj Lord fui produtor e Mestre de Cerimônias de uma festa durante 2 anos chamada "DOCE DOCE" em São Bernardo do Campo, onde levamos vários nomes de peso do cenário atual no gênero R.A.P,  tais como: Kamau, Rincon Sapiência, Rashid, Projota, Ogi, Rapadura, Filip Neo, Carlus Avonts (Nubio), Stefanie Roberta (Mulher MC), Arnaldo Tifu entre outros. Creio que esses foram os mais importantes até aqui.

Um tempo depois, senti a necessidade de seguir meu caminho, e parti da PDD. A partir daí, dei muito mais atenção a produção musical no gênero R.A.P. Fui campeão como produtor de um projeto chamado Batendo na Lata, que tem a interação de MC com Produtores. Fiz e ainda faço vários trabalhos com MC Arnaldo Tifu, Carlus Avonts (Nubio), Stefanie Roberta (Mulher MC). Stefanie, que é minha eterna namorada, mãe do meu filho e acompanhou toda essa trajetória me apoiando e incentivando.

Esse ano, o Mista Wood lançou um single com um instrumental de minha autoria e ainda tem vários outros com vários outros nomes que estão surgindo nessa nova geração... Prefiro não falar os nomes, pois quero que vejam, escutem e pesquisem... (risos)


ENTREVISTA



Por que resolveu ser produtor musical?

Na verdade não resolvi, simplesmente aconteceu. Eu já escrevia minhas rimas e tinha necessidade de ter instrumentais próprios, com a minha cara, e comprar estava um pouco fora do meu orçamento. Além de que, eu tenho umas ideias meio loucas (risos). Eu achava que os produtores não iriam entender.

Além de produtor musical no gênero R.A.P você também faz freestyle, ou se arrisca em cantar?

Na verdade as rimas surgiram bem antes. Com relação ao freestyle eu me arrisco sim. Gosto de desafios e freestyle é sempre um desafio. Mas é algo que estou aprendendo ainda, pois não tenho muito tempo pra estudar isso.

Com quais músicos trabalha atualmente? 

Eu troco informações com vários músicos diariamente e isso acrescenta muito em meus trabalhos como tal. Mas, trabalhar diretamente, eu trabalho mais com: Heron Francelino (Heron Beats), Carlus avonts (Nubio), Stefanie Roberta (mulher MC), Arnaldo Tifu, Abstrato, Dj Spaiq, Renãn (Diamante) entre outros que as vezes nos reunimos pra fazer um som.

Quais são as suas maiores inspirações no cenário da música?

No lance da produção musical no genero R.A.P, eu busco sempre autenticidade. No cenário nacional, em minha opinião "Heron Francelino" (Heron Beats) e "Fabio Luiz" (Parte Um), disparam na frente. Mas gosto muito das paradas do Luiz Café e Dj Luciano. E tem um menino novo que anda se destacando chamado "Gedson Dias". Preste bastante atenção nesse cara. Ele não é chuva de verão (risos).
No cenário gringo, gosto muito do Ryan Leslie, Nicoley, Kanye West, Just Blaze, Timbaland, Pharrell Williams e o que mais estou escutando no momento, Swizz Beatz.
Também ando escutando bastante Dubstep, e sem duvida nenhuma, o que mais me chama a atenção é o "Skrillex". Não sei se são pelas propagandas... Mas acho esse cara foda.
Como MC, gosto muito da Stefanie Roberta (Mulher MC), Carlus Avonts (Nubio), Arnaldo Tifu, Carol de Souza, Brisa Flow, Fabio Luiz (Parte Um), Paulo Napoli, Ogi e Rincon Sapiência.
(risos)... As meninas estão pesadas demais!  Mas tem uns meninos que estão colando com umas paradas novas que acho foda. Tem algumas paradas que estão por vir... Algumas eu que fiz.

O que acha do cenário do Hip Hop nos dias de hoje?

É mais que notável o crescimento do Hip Hop. Está nas galerias de artes, nas festas mais caras de São Paulo, é trilha sonora de filmes e novelas e ganha centenas de premiações importantes. Mas os elementos ainda continuam dispersos, e tenho certeza que juntos, já era tudo nosso!

Quais objetivos você gostaria de realizar na sua vida profissional?

Penso em tocar corações com minha musica e causar transformações notáveis para humanidade, desde que as mesmas sejam para o bem e o que vier é consequência.


Veja e ouça alguns trabalhos de Bruno Cabrero:

Tifu - Quero


Arnaldo Tifuu - celebração - (produção Bruno Cabrero)


Arnaldo Tifu - Leva - (produção Bruno Cabrero)


Projeto Suburbano BATENDO NA LATA


Mais trabalhos dele neste link: http://soundcloud.com/bruno-cabrero
Curtiu? Então curta mais os links a baixo:
Perfil do Facebook
Página do Facebook


Já que chegou até aqui. O que custa curtir a nossa página do facebook?
Fique por dentro do conteúdo postado neste blog!


Obrigado, e até mais!
Pedro Sebilhano

0 comentários:

Postar um comentário