Sobrenatural, suspense e terror nas obras de João Henrique


Olá, pessoal!
Hoje no Criatividade Comum falaremos e mostraremos as obras do jovem autor João Henrique. Veremos um pouco de sua trajetória literária e também sobre seus gostos e influências. Vocês terão a oportunidade de ler um excelente conto escrito por ele e que fez parte de uma antologia, a qual falaremos melhor ao decorrer do post. Aproveitem!


João Henrique Lima Ramos (J. Henrique), nasceu em 26 de março de 1991, em Dourados, Mato Grosso do Sul, mas criou-se em Laguna Carapã onde mora atualmente. Cursando o quarto ano de Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Dourados, demonstrou desde cedo o interesse pela literatura começando a rabiscar seus primeiros contos aos 12 anos. Em 2008, já um leitor assíduo de literatura fantástica iniciou uma história, vindo a conclui-la quatro meses depois e dando inicio, logo em seguida, a sua continuação também concluída em quatro meses, nascia então a saga de Magma. Embora com dois textos produzidos, ainda sentia que faltava algo que lhes desse um diferencial e intrigado com isso reiniciou os trabalhos sobre o primeiro texto concluindo-o em 2009 com o titulo de John Belg: A saga de um herói (Publicado em Agosto de 2009 pelo Clube de Autores e alguns meses depois pela Editora Bookess, ambas editoras no formato sob-demanda).

No inicio de 2010 iniciou um novo projeto, projeto esse que iniciou sua trajetória na literatura do terror e suspense. Projeto esse batizado de "Malditos". Trabalhou durante nove meses nesta nova história, concluindo-a em novembro de 2010. No mesmo ano tomou conhecimento da Antologia "Sobrenatural: Contos Sobrenaturais" do Organizador Cultural Ademir Pascale. Produziu então o conto "Apenas um jogo", conto esse que foi selecionado para abrir a antologia lançada em março de 2011 pela Editora All Print e em julho o seu conto "Aos olhos da lua" foi selecionado para participar da antologia "Metamorfose II: Os filhos de Licaão", pela Editora Literata também do organizador Ademir Pascale. O livro "Malditos"  lançado pela Editora Literata em março de 2012 é o primeiro livro de horror do autor com prefácio de Ademir Pascale.


Entrevista

Quais foram os livros e autores que mais o influenciaram?

Bem quanto à influência posso dizer com toda a certeza que minha maior influência foi a saga de Harry Potter de J.K.Rowling, pois foi o primeiro livro que li inteiro e a paixão foi instantânea. HP me ensinou muito e com toda a certeza tem muita culpa por hoje eu estar neste mundo das letras, mas também considero uma grande inspiração o autor André Vianco que me mostrou como era a literatura fantástica nacional e onde aprendi muito com suas histórias fantásticas.

De onde vem a sua inspiração e a afeição pelo terror e suspense?

Sempre fui super fã de seriados e filmes de terror e suspense. Então acredito que boa parte da minha afeição tenha vindo dai. Até me ver envolto nesse mundo de livros e a ideia do “Malditos” começar a perturbar minha cabeça eu não havia lido nada de terror, foi posteriormente que conheci a literatura do Vianco e me aventurei em alguns livro do mestre Stephen King.

Como um estudante de psicologia, você aplica dos processos que estuda para a criação de um conto, ou de um personagem?

Acredito que estas coisas aconteçam um pouco involuntariamente. Nunca realmente fiz todo aquele planejamento para criar um personagem ou uma história, gosto de deixar as coisas aconteceram e tomarem forma de um jeito natural (se é que da pra entender hehe’), mas creio que passamos um pouco de nós mesmos para os nossos personagens e talvez ai a psicologia conquiste algum espaço.

O que você acha do cenário da literatura de Terror/Suspense no Brasil?

O cenário da literatura terror/suspense, a fantástica em si (gosto de ver no geral) tem ganhado bastante espaço no Brasil e isso só tem aumentado cada vez mais dada a massa de divulgação crescente nas redes sociais e blogs. O que tem ajudado muito o aumento dos autores nacionais e também no maior apoio das editoras em autores nacionais. Arrisco dizer que é um mercado que tem tudo para continuar se destacando e apenas necessitados de um apoio maior do nosso governo para difundirmos ainda mais este gênero magnifico que conquista mais e mais fãs a cada dia. Bem, é um sonho de todos, não é? Então se todos acreditarem um dia ele há de se realizar.

E para finalizar. Se pudesse fazer uma pergunta a qualquer escritor que admire (vivou ou morto), qual escritor escolheria e o que perguntaria?

Certamente eu gostaria de ter um momento frente a frente com a maravilhosa J.K.Rowling, mas não sei se conseguiria definir apenas uma pergunta pra ela... Quem sabe poderia questiona-la sobre quais seus métodos de escrita e a possível receita do sucesso de Harry Potter. 


Antologias

Sobrenatural: Contos Fantásticos

O Sobrenatural está por toda parte: bruxas, espíritos malignos, demônios, paranormalidades, monstros e afins. Mergulhe neste mundo sombrio escrito por excelentes contistas e descubra segredos que vão além da imaginação. Ademir Pascale Escritor e Organizador Cultural.

“Participei desta Antologia com o conto ‘Apenas um jogo’, fala sobre a conhecida e talvez temida brincadeira do copo. Na minha infância era bem conhecida, porém hoje pouco se ouve falar dela. Detalhe que este foi o primeiro conto que escrevi na vida e especialmente para esta antologia, imaginem então minha felicidade ao receber a noticia de que fui selecionado.”














          Metamorfose II: Os filhos de Liccão



Publius Ovidius Naso (43 a.C-18 d.C), escreveu a famosa obra Metamorfoses, popularizando o mito do primeiro lobisomem da história da humanidade, Licaão. Ovidius, por motivos desconhecidos, sofreu exílio numa região inóspita de Roma, ou, quem sabe, por ter escrito mais do que deveria…














Livros

          John Belg: A saga de um herói

"Por trás do mundo que você conhece existe um mundo fantástico onde só os especiais habitam"
Seja bem vindo...

JOHN BELG é um garoto comum que perdeu os pais quando ainda era um bebe.

11 anos mais tarde, vivendo em um orfanato, ele se vê assombrado por estranhos sonhos que insistem em um destino que ele está fadado a cumprir. A verdade é que John é um especial, capaz de controlar o fogo e seu destino é impedir a grande batalha que está por vir.

As forças malignas, que no passado se levantaram para escravizar os comuns, mas foram banidas pelas famílias especiais sagradas estão prestes a voltar a caminhar sobre a terra, mas a jornada de John é desviada quando seu caminho se cruza com Shadow, um especial capaz de absorver habilidades. Uma nova batalha é travada e John precisa vencer Shadow para provar que realmente é o escolhido para vencer as forças malignas.

Estaria ele preparado para tal feito?          

          Malditos

Editora Literata
Páginas: 230
Lançamento: Março/2012

SINOPSE:
Um estranho ritual quebra um pacto selado a muitas eras atrás, libertando cinco demônios sedentos por morte e destruição. Agora uma corrida contra o tempo se inicia e cabe a Diana, a mais nova bruxa Khamins, e a Agatha, a ceifadora, impedir que os demônios consigam encontrar o grande portão, transformando assim a Terra no próprio inferno.

Em busca do desejado apocalipse os demônios ainda cruzam os seus caminhos com o Padre Theodoro e seu recém-aliado, o policial Tonhão, dois aniquiladores de demônios que não medirão esforços para impedir que o fim do mundo tome forma diante dos seus olhos.

Está montado o palco para esta terrível batalha... Tranque as portas... Agarre o seu crucifixo e prepare - se, pois não existe limite para o mal e o banho de sangue está apenas começando...




E ai, o que acharam? 

Curtam mais alguns links


Até mais!
Pedro Sebilhano

1 comentários:

galera de campo grande ms disse...

MUITO BOMM EM MENINOO CONTINUE ASSIMM POIS VC AINDA VAI MT LONGE .....

Postar um comentário