Letras irônicas, instrumentos, cultura e muitas listras

Olá, pessoal!
Hoje o Criatividade Comum apresenta a banda mariliense, Zababô Zebrinha, que nós já tivemos a oportunidade de assistir alguns de seus shows, com apreço. Gabriel Coiso e Caio Kage formam uma dupla, descontraída e dona de um humor ímpar, com letras com temas ordinários (no bom sentido da palavra) e caturras peculiares, fazendo assim, com que tenham uma presença única no palco. A banda também faz um som instrumental notável e empolgante, que faz com que a letra e a música se casem de maneira incomum e tomem conta do lugar. Além de seus shows, a banda também oferece o Pacote Zebrinha; um projeto de artes integradas muito interessante que vocês entenderão se continuarem lendo.


Bom, vamos saber um pouco mais sobre A Dupla Protetora da Casa Própria do Siris (entenderão quando ouvirem as músicas):


"Somos uma dupla (incrivelmente, composta por duas pessoas), e nos propomos a fazer rock com voz, guitarra, bateria e barulhinhos mais - mas não tocamos covers de White Stripes, embora eles nos influenciem um bocadinho. Assim como nos influenciam trios (como o Silverchair e o Fall Of Troy), quádruplos (como o Arctic Monkeys), alguns músicos mais solitários (como o Hermeto Pascoal, o Yann Tiersen e o Arrigo Barnabé) e até um sétiplo (como o Língua de Trapo).
Em suma, neste primeiro momento é importante dizer que acreditamos que, tendo boas ideias e disposição para tocá-las (literalmente) adiante, o número de pessoas empunhando instrumentos musicais não é um fator a se preocupar.
Por isso fazemos essas músicas, tocamos estes instrumentos e os fazemos a dois: é o que nos soa mais sincero.
A partir do diálogo com personagens, que podem existir ou não, buscamos nas letras cantarolar temas (nem sempre) recorrentes: como o rapaz machão e durão, cuja força não sobrevive sem o suplemente muscular sabor baunilha que a mamãe lhe dá.
Já na melodia, é mais fácil nos explicar pelo que não somos: não prometemos erudição ou um experimentalismo refinado, ousaríamos dizer que os instrumentos estão mais para brinquedos nas mãos de crianças curiosas, cheias de ideias e saborosas referências musicais."



Recentemente a banda lançou seu primeiro CD intitulado: Primeiros Deboches. Que pode ser ouvido inteiramente, neste link Ouve ai Zababô Zebrinha

CD feito em pelo processo de Xilogravura (nas mãos do mascote)

A dupla em sua apresentação no Grito Rock 2012

Gabriel Coiso

Até mesmo o vocalista dos Titãs Paulo Miklos teve a oportunidade de ouvir o CD

Segue abaixo uma proposta bem interessante da banda:


Projeto de Artes Integradas Pacote Zebrinha
Base do pacote: show da banda Zababô Zebrinha + 1 oficina (dentre as opções abaixo) + 1 exposição fotográfica (dentre as opções abaixo) + 1 trabalho fotográfico (dentre as opções abaixo).

O que é o Pacote Zebrinha?:
A banda Zababô Zebrinha formou-se em Agosto de 2011 na cidade de Marília/SP, a partir do encontro de Gabriel Coiso (São Paulo/SP) e Caio Kraide (Piracicaba/SP). É uma dupla que se propõem a fazer roque com ironia, chocalhos e sem baixo. O release da banda, que fala sobre suas músicas, influências etc, bem como as músicas, podem ser lido e ouvidas em nosso TNB ou página no Oi Novo Som.
Cientes das dificuldades que envolvem a circulação de uma banda - ou qualquer outro grupo artístico - em que o famoso “tirar do bolso” muitas vezes é tido como uma realidade óbvia, como “investimento”, pura e simplesmente, os dois membros do conjunto realizaram o exercício de olharem para si mesmos e pensarem: “que habilidades outras temos a oferecer para além de tocar estas canções?”.
Deste exercício, resultou-se a criação do “Pacote Zebrinha”, um Projeto de Artes Integradas, em que, da união à partir da banda, outras práticas artísticas realizadas pelos membros da mesma são oferecidas como serviços, passíveis de “contratação” mediante um pacote, um “combo”. O intuito, em termos claros, é facilitar e baratear a circulação de um projeto artístico - a banda - que se ramifica e encontra em demais concepções artísticas: criações fotográficas, oficina de xilogravura, cobertura fotográfica de evento e, claro, o show da banda Zababô Zebrinha.

Descrição dos itens do pacote:

Oficina de Xilogravura:
Na busca por uma forma específica e única de representar visualmente o som que a banda faz, nos deparamos com a técnica da xilogravura. Modo de impressão famoso por seu uso para ilustrar a “Literatura de Cordel”.
O guitarrista e vocalista do Zababô Zebrinha, Gabriel Coiso, realizara na escola, ainda quando um jovem estudante do Ginásio, aulas de xilogravura. Em razão de sua extrema organização, mantinha guardado o material dado nas aulas pela professora, bem como, encontrou na casa de seus pais os instrumentos necessários para o desenvolvimento desta arte. Há algum tempo juntando caixotes e tábuas encontradas pelas ruas, resolveu “relembrar”, de forma praticamente autodidata, como é a realização desta prática. Atualmente foca-se na criação física de imagens que retratem personagens, temas e estéticas referentes às músicas da banda; sendo a própria capa do cd de estréia da banda, intitulado “Primeiros Deboches”, realizada com esta técnica.
Gabriel Coiso é Cientista Social por formação, porém, dedica-se deste os 14 anos à práticas artísticas diversas, participando de oficinas, mini cursos e, sobretudo, dedicando-se de forma auto didata.
Por estas razões que esta Oficina de Xilogravura faz parte do “Pacote Zebrinha”: pela relação que se está criando entre a prática e estética da xilogravura com as canções da banda. 
Desta forma, a oficina configura-se como uma experiência estritamente prática - com poucas intervenções teóricas - uma vez que o processo de aprendizagem do oficineiro, no período mais recente de sua vida, o qual levou à construção do modelo para a mesma, deu-se de forma quase auto-didata - embora seja inexcluível a influência daquela professora de artes neste processo.

Exposições Fotográficas:
Tomando como central para a elaboração deste “Pacote de Artes Integradas”, está a apresentação musical da dupla Zababô Zebrinha. Tomando como modelo a proposta de eventos para as artes integradas, muito comum em circuitos como Fora do Eixo, tem-se conhecimento do valor que há a exposição de peças das mais distintas artes.
São apresentadas aqui, como parte do Pacote Zebrinha, três propostas de exposições fotográficas a serem realizadas durante evento em que a banda realize show - podendo ser ‘contratado’ mais de um deles, a estrutura do ‘Pacote’ se baseia nesta flexibilidade.

Estádios de Futebol: Antíteses do Padrão FIFA”.
Como parte de seus estudos sócio-antropológicos sobre o futebol, Gabriel Coiso desenvolve o projeto fotográfico “Antíteses do Padrão FIFA”, em que busca, sempre que possível, quando visitando cidades pelos interiores, até então desconhecidas por ele, fotografar o(s) estádio(s) de futebol da cidade. O título do projeto e da exposição dizem respeito ao polêmico “padrão FIFA”, documento da entidade organizadora do futebol em âmbito mundial que define um padrão para o “futebol oficial”, ignorando especificidades culturais regionais.
Esta exposição é realizada em moldes de “instalação”, uma vez que as dez fotografias que a compõem são distribuidas em uma tela metálica, simbolizando um “alambrado” (grade que separa o gramado das áreas destinadas aos torcedores) um dos principais itens proibidos pela FIFA em estádios “modernos”. Esta tela metálica pode ser afixada em parede (apoiada em pregos ou colada com fita adesiva de alta resistência) ou pendurada em espaço de livre circulação (presa por fios de nylon no teto do espaço).

Trabalho Fotográfico:
Considerando a experiência de Gabriel com a fotografia, é oferecido como parte do pacote um “trabalho fotográfico”, que pode se dar de duas maneiras:

Abaixo alguns links com fotos de Gabriel:
Show da Banda Zababô Zebrinha:
Em sua apresentação musical atual a banda Zababô Zebrinha apresenta todo o repertório de seu primeiro CD, “Primeiros Deboches”, o que envolve músicas cantadas e instrumentais; algumas delas podem ser ouvidas e baixadas em nossa página no Oi Novo Som: http://ouve.ai/zababozebrinha
Como parte do espetáculo, ainda, a apresentação da banda é realizada com os integrantes da mesma carregando nos rostos traços característicos das Zebras, animal que compõem o nome e estética - tanto sonora quanto visual - do grupo.
O show tem duração de 45/50 minutos.


Se interessou? Tem mais alguns links esperando pelo seu click








Já que chegou até aqui. O que custa curtir a nossa página do facebook?
Fique por dentro do conteúdo postado aqui!

Até mais!
Pedro Sebilhano

0 comentários:

Postar um comentário